Centro de Arte Moderna Gulbenkian vence prémio de Arquitetura

Publicado em:
O Centro de Arte Moderna Gulbenkian (CAM), recentemente renovado, foi distinguido com o prémio Building of the Year 2025, na categoria Cultural Architecture, um dos mais prestigiados galardões de arquitetura a nível mundial.
Este projeto de referência foi desenvolvido pelos arquitetos Kengo Kuma & Associates, OODA e VDLA, e contou com a execução da HCI Construções, reforçando o compromisso da empresa com a inovação, qualidade e excelência na construção.
Um projeto que alia arquitetura e natureza
A renovação do CAM destaca-se pela sua integração harmoniosa com o meio envolvente, criando um diálogo fluido entre o edifício e os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian. A nova estrutura respeita o património arquitetónico do espaço, ao mesmo tempo que introduz soluções inovadoras para potenciar a experiência dos visitantes.
No caminho percorrido nesta renovação a HCI destaca a Integração Arquitetónica e Paisagística, uma vez que o CAM é um exemplo notável de como a arquitetura pode estabelecer um diálogo fluido entre o edifício e os jardins circundantes, criando um espaço que se dissolve naturalmente entre o interior e o exterior.
Este prémio internacional reconhece a qualidade e inovação da intervenção realizada, consolidando o Centro de Arte Moderna Gulbenkian como um ícone da arquitetura contemporânea e um exemplo da excelência construtiva da HCI.
O CAM é, agora, uma referência global, elevando o nome de Lisboa no panorama internacional da arquitetura.