Anunciada inauguração do Centro de Arte Moderna Gulbenkian - Um Projeto da HCI Construções!

Publicado em:
É com grande honra que anunciamos a conclusão e reabertura ao público do Centro de Arte Moderna (CAM) Gulbenkian, no dia 20 de setembro de 2024, após um período de extensa renovação. Este empreendimento, liderado pela HCI Construções, é uma demonstração do nosso compromisso com a excelência na construção e contribui significativamente para o enriquecimento do panorama cultural de Lisboa.
A estrutura Engawa, uma pala de 100 metros, desenhada pelo arquiteto Kengo Kuma, com inspiração nas típicas casas japonesas, onde frequentemente se encontra esta transição entre o espaço interior e exterior, tem vindo a desenvolver-se ao longo de toda a fachada sul do edifício e proporcionará aos visitantes um espaço de contemplação e passagem.
O programa de inauguração é diversificado e inclui performances, conversas, visitas, workshops e cinco grandes exposições. Destacamos:
- Exposição de Leonor Antunes:
Uma instalação imersiva que responde à arquitetura singular do edifício, abordando a questão da invisibilidade das mulheres na história da arte moderna.
- Linha de Maré:
Uma exposição com mais de 90 obras da Coleção do CAM, que reflete sobre as revoluções históricas e contemporâneas, especialmente aquelas relacionadas com o estado do planeta.
- Exposição de Fernando Lemos:
Explorando a relação do renomado artista luso-brasileiro com o Japão nos anos 60 do século XX, esta exposição apresenta desenhos, fotografias e peças de outros artistas da coleção do CAM.
Além disso, durante o fim de semana de abertura, o CAM oferecerá uma série de eventos live arts, incluindo exposições integradas na Engawa - Temporada de arte contemporânea japonesa, iniciada em julho de 2023.