Estudantes do Técnico “ganham conhecimento” com desafio da HCI

Publicado em:
Ao longo dos últimos anos, o Instituto Superior Técnico tem vindo a aprofundar a colaboração entre empresas e estudantes, promovendo a ligação entre o ensino superior e o mundo profissional. Com o objetivo de responder às exigências do mercado e impulsionar a inovação no sector, as empresas parceiras são convidadas a lançar desafios reais aos alunos, enquadrados nos seus percursos académicos.
Foi neste contexto que a HCI se associou ao Projeto Integrador Curricular (PIC1) do Técnico, no ano letivo de 2024/2025, propondo um desafio baseado numa obra real: os escritórios do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian.
Durante sete semanas, três grupos de estudantes de licenciatura das áreas da engenharia civil e arquitetura desenvolveram propostas técnicas orientadas para a aplicação de metodologias BIM (Building Information Modelling) à obra em causa. O processo contou com a orientação do Arq. Pedro Ferreirinha, colaborador da HCI, que acompanhou os grupos ao longo do desenvolvimento das soluções.
A participação no PIC1 representa uma oportunidade valiosa para os estudantes aplicarem os conhecimentos adquiridos, enfrentando desafios reais e trabalhando com equipas profissionais. Por outro lado, permite à HCI colaborar ativamente na formação de futuros profissionais e contribuir para o reforço da inovação e da digitalização no sector da construção.