HCI marca presença na 4ª Conferência – Visão Integrada da Reabilitação – caso de estudo Ivens Art

Publicado em:
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, em colaboração com a Coordenação do Curso de Pós-graduação em Construção e Reabilitação Sustentável da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, promoveu, no passado dia 18 de fevereiro, pelas a 4ª Conferência subordinada ao tema "Visão Integrada da Reabilitação".
Nesta sessão, foi apresentado o caso da reabilitação do edifício da Baixa de Lisboa construído no século XVIII – Ivens Art, tendo como oradores o Eng. João Appleton (Projetista – A2P Consult, Lda), o Eng. Rui Furtado Marques (representante do Consórcio construtor – HCI, Construções SA / Ramos Catarino, SA) e o Eng. Paulo Pereira (representante do Promotor e da empresa de Fiscalização – Proman, SA).
O projeto de reabilitação deste edifício apresentava, à partida, duas dificuldades específicas, para além da habitual complexidade inerente aos trabalhos de reforço deste tipo de edifícios: por um lado, contemplava a execução de uma escavação com 18,5m de profundidade por baixo do edifício, numa área de cerca de 125m², sobre a galeria do metro; por outro lado, havia a obrigatoriedade de efetuar os reforços das paredes interiores e de alguns tetos existentes apenas numa das faces/lados (paramentos), pois, regra geral, as paredes e os tetos estavam decorados na outra face com frescos que o projeto de restauro previa recuperar e reabilitar.
Nesta conferência, os oradores descreveram os trabalhos, as dificuldades encontradas e a forma de as ultrapassar, numa obra que recebeu os seguintes prémios: Prémio Reabilitação do Prémio Nacional do Imobiliário, e Prémio Sotheby’s International Realty.